top of page

A importância da testosterona para a mulher

Atualizado: 21 de jan. de 2022

A importância da testosterona para a mulher



A testosterona é um hormônio de grande importância para o bom funcionamento do corpo humano. Ao contrário do que a maioria pensa, esse não é um hormônio presente só no corpo masculino. As mulheres também possuem níveis de testosterona no organismo, essenciais para diversas funções fisiológicas.


Vamos conhecer mais sobre esse hormônio?

A produção de testosterona no corpo feminino acontece nos ovários e nas glândulas supra-renais. Em condições normais, os ovários produzem cerca de 25% da quantidade necessária para o nosso organismo, a partir da estimulação do LH (hormônio luteinizante) produzido na hipófise.


Já as glândulas adrenais produzem mais 25% da testosterona, sendo que os 50% restante são produzidos com base na conversão periférica a partir da androstenediona e da DHEA (dehidroepiandrosterona).


Em idade fértil, os níveis de testosterona na mulher podem ser afetados de forma negativa, principalmente pelos maus hábitos, como as escolhas alimentares, uso de anticoncepcional por longos períodos, entre outros.


Além disso, a produção natural de testosterona vai diminuindo naturalmente com o passar dos anos, até parar com a chegada da menopausa.


Como age a testosterona na mulher?

No corpo feminino, a testosterona age no processo reprodutivo, além de ter outras funções como aumento e manutenção da massa muscular, diminuição da gordura corporal, melhora no desempenho sexual e na libido, entre outras.


A ausência ou baixo nível de testosterona no organismo feminino gera diversas dificuldades como a falta de libido, uma das queixas mais frequentes, o desinteresse generalizado pelas atividades do dia a dia, as dores articulares e até mesmo o estresse excessivo.


Reposição hormonal

Como foi citado anteriormente, os níveis de testosterona no organismo da mulher tende a diminuir com a idade. Porém, a reposição desse hormônio pode ser uma opção, já que pode apresentar uma melhora, principalmente em mulheres que estão na pós menopausa.


No entanto, a reposição hormonal deve ser indicada por um médico, com base no seu histórico de saúde. Lembrando que bons hábitos também ajudam a manter bons índices hormonais em nosso organismo. Por isso, cuide da sua alimentação, do seu bem-estar físico e mental.


13 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page