top of page

A informação é fundamental para a saúde hormonal masculina


Reposição hormonal em homens geralmente decorre da necessidade de compensar a deficiência de produção de testosterona com o avanço da idade.

Os homens raramente se queixam de problemas de saúde, mesmo que a vitalidade física e a libido caiam repentinamente, a irritabilidade diante de problemas menores aumenta e o cabelo começa a cair sem explicação. Por fim, quando decidiram procurar um urologista (mais de 50% do público masculino nunca pôs os pés no consultório do especialista), os médicos também não investigaram adequadamente os sintomas. Resultados: O hipogonadismo (condição em que os testículos produzem menos testosterona, presente em cerca de 15% dos homens de 50 a 60 anos) é sub diagnosticado.

Primeiramente, é preciso saber que mais de 57% dos homens nunca ouviram falar da andropausa e 71% dos homens desconhecem seus sintomas.


A falta de informação do público masculino a respeito da própria saúde se deve ao fato de que os homens tendem a priorizar outras tarefas em detrimento da saúde. “Eles não deixam de ir apenas ao urologista, também não consultam outros médicos, não sabem se têm doenças como diabetes e pressão alta e têm um enorme preconceito em relação a exames como o toque retal, um procedimento que não dura nem 30 segundos e é importante para detecção do câncer de próstata. Sobre a queda de testosterona, então, nunca ouviram falar. As mulheres se submetem a exames muito mais delicados e invasivos desde a adolescência”, comenta.


A reposição hormonal masculina é recomendada quando os níveis de testosterona estão abaixo da normalidade, isto é, menores que 230 ng/dL. Os principais sintomas da queda de testosterona são: diminuição do interesse sexual; dificuldade de ereção; falta de concentração e comprometimento da capacidade intelectual; perda de pelos; ganho de peso à custa de gordura; diminuição de massa e força muscular; irritabilidade; e insônia.


“Devido a um estilo de vida cada vez mais sedentário, o nível médio de testosterona nos homens vem diminuindo cada vez mais cedo. Além disso, fatores como obesidade e diabetes podem intensificar o problema”

Lembre se sempre de primeiro procurar um especialista.

8 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page