Alimentação no Período Menstrual
- Indexcom Agência
- 15 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Muitas mulheres são acometidas de dores (Cólica Menstrual), durante o período menstrual que incomodam e atrapalham na sua rotina diária, além disso, outro inconveniente é o alto fluxo menstrual.
Este período é marcado por uma inflamação, onde normalmente com a utilização de medicamento anti-inflamatórios, reduz seus sintomas. Pensando assim, é interessante reduzir o consumo de alimentos que aumentam a inflamação e optar por alimentos com ação anti-inflamatória, sendo assim possível reduzir os sintomas de dor e efeitos negativos do uso frequente dos medicamentos.
Então vamos enfatizar que a alimentação pode ser uma grande aliada sua neste período.
O recomendado é iniciar esta estratégia de alimentação aproximadamente dez dias antes da menstruação. Neste período evitar alimentos açucarados, frituras e industrializados, por conta da maior possibilidade de inflamação.
Estes alimentos, dentre vários mecanismos podem alterar a microbiota intestinal e favorecer o aumento de substâncias inflamatórias piorando o quadro da dor.
Já incluir os alimentos mais naturais, caseiros, integrais ajudarão a passar por esta fase mais tranquilamente.
Alguns deles já são muito utilizados para este fim, são eles, o chá de erva doce que facilita o fluxo menstrual, tem atividade relaxante, estrogênica, analgésica e anti-inflamatória, justificando assim sua utilização.
Já a semente de endro e gengibre, apresentam sabor forte, que além de ajudar com redução de náusea, pode reduzir a dor, em função de serem alimentos com ação anti-inflamatória. Único cuidado é que o gengibre pode aumentar o fluxo menstrual em algumas mulheres, por isso, a individualização é importante!
Alimentos com fonte de ômega 3 também são interessantes. Peixes (arenque, salmão, atum, linguado e sardinha, por exemplo); oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas e pistache; óleo de canola e azeite como tempero de salada; sementes de chia e linhaça. A utilização deste grupo pode também reduzir o desconforto deste período por sua ação anti-inflamatória.
Vale lembrar que você não deve esquecer das vitaminas e minerais como nutrientes essenciais também.
Procure sempre orientação de seu médico e de seu nutricionista! Manter hábitos saudáveis, podem contribuir para que este período deixe de ser um estresse e passe a ser só um período!
Comments