Alimentos podem ser aliados no controle dos sintomas da endometriose

Além do tratamento tradicional com acompanhamento de um ginecologista, atenção aos alimentos que são consumidos diariamente também podem ajudar amenizar os sintomas da endometriose.

O que é a endometriose?

A endometriose é uma doença crônica inflamatória que pode ser bastante dolorosa, assim como também pode ser assintomática.

A endometriose é caracterizada pelo acúmulo do endométrio, tecido que reveste a parede uterina e dá segurança ao óvulo fecundado, para se alojar e tornar-se um embrião.

Quando a mulher não engravida nesse ciclo, esse endométrio é expelido pelo corpo por meio da menstruação.

Mas, por algum motivo ainda desconhecido, pequenos ou grandes fragmentos deste tecido endometrial acabam alojados fora do útero e nos arredores deste órgão causando diversos desconfortos e dores.

Alimentação interfere no processo inflamatório

Assim como o excesso de açúcar e alimentos processados pode aumentar as reações inflamatórias do corpo, também existem alimentos que auxiliam no processo inverso.

Ter uma alimentação saudável vai contribuir consideravelmente nos sintomas da endometriose, amenizando as dores e outros desconfortos como a irritação e ansiedade.

Frutas

O consumo de frutas cítricas e vermelhas ajudam no controle das inflamações. Laranja e limão são ricos em beta-criptoxantina, uma substância que se transforma em vitamina A, quando metabolizada e que funciona como anti-inflamatório. Estudo publicado na revista Human Reproduction, da Universidade de Oxford, indica uma porção diária de frutas cítricas. Já as frutas vermelhas, além de ricas em vitamina C, também são antioxidantes.

Verduras

Ricas em fibras, a ingestão de verduras alivia as dores causadas pela endometriose e facilita o trânsito intestinal.

Peixes

Atum, sardinha e salmão são ricos em ômega 3. Esse ácido graxo é excelente para saúde da mulher também por ser antioxidante e anti-inflamatório.