Benefícios da Creatina para o organismo
- Indexcom Agência
- 7 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Fornecer mais energia para as células musculares;
Melhorar a performance nos treinos;
Combater a fadiga e acelerar a recuperação muscular;
Colaborar para o ganho de massa magra;
Aumentar força e potência durante o treino;
Melhorar o funcionamento do metabolismo;
Pode melhorar a capacidade cognitiva e as funções cerebrais;
Diminuir os efeitos do envelhecimento.
A creatina em sua forma orgânica tem basicamente duas fontes: a produção natural pelo nosso corpo, nos rins, pâncreas e fígado, que é composta pela junção de três aminoácidos: glicina, arginina, metionina; e por meio da alimentação, sendo encontrada, especialmente, em carnes e peixes.
No organismo, a creatina é armazenada em grande parte nas fibras musculares e é encontrada, em quantidades menores, no cérebro. Sua função no organismo, resumidamente, é fornecer energia para os nossos músculos.
A creatina age no corpo principalmente na produção de energia para as nossas células musculares, ou seja, a suplementação irá estimular a capacidade dos músculos em desempenhar suas funções, aumentando sua força e seu potencial para atividades físicas.
Neste sentido, estudos mostram que uma suplementação adequada, se somada a uma dieta equilibrada e a uma frequência de treino de força, pode trazer grandes benefícios para atletas profissionais e iniciantes.
Você deve estar se perguntando para que serve o suplemento de creatina já que essa substância é produzida pelo nosso corpo e pode ser encontrada em alimentos, não é mesmo!? Vamos entender.
A função dos suplementos alimentares é complementar a dieta e fornecer nutrientes que podem estar em déficit no organismo ou que não podem ser consumidos em grandes quantidades em uma dieta.
No caso da creatina, nosso corpo produz uma quantidade limitada, aproximadamente 1g por dia e outro 1g é ingerido pela alimentação.
Assim, o suplemento é um grande aliado para quem necessita de maiores quantidades de creatina no corpo, como atletas, praticantes de musculação ou de esportes que exigem um grande esforço e uma rápida recuperação dos músculos.
Lembrando que essa postagem é de caráter informativo e não reflete as recomendações de guidelines oficiais. Procure seu médico e não faça tratamento por conta própria.
Dra. Fernanda Schenk Ginecologista CRM 6695 RQE 1657
Comments