Como identificar e tratar a Candidíase
- Indexcom Agência
- 1 de out. de 2021
- 1 min de leitura

A Candida é um fungo que está presente em nosso organismo e não costumam causar problemas, até que aconteça algum tipo de desequilíbrio em nosso corpo, como a diminuição da imunidade, uso de antibióticos, entre outras situações.
Quando isso ocorre, a população de fungos (Candida albicans) aumenta excessivamente prejudicando a flora vaginal, e causando sintomas desagradáveis como irritação, coceira, ardência, inchaço e corrimento branco-amarelado (com aparência coalhada).
O diagnóstico do desequilíbrio da flora vaginal e a presença da candidíase é feito por exame clínico e o tratamento mais comum é por meio de comprimidos orais ou cremes vaginais.
Candidíase recorrente
A candidíase de repetição apresenta os mesmos sintomas, mas volta acontecer quase que mensalmente e a causa deve ser investigada. É importante procurar um médico para que o tratamento seja conduzido da maneira correta
Vaginite
A vaginite citolítica, apesar de apresentar sintomas muito parecidos com a candidíase, não é causada por fungos. Nesse caso, é provocada pelo aumento excessivo dos lactobacilos normais da vagina, o que deixa a secreção muito ácida.
O desconforto aparece normalmente antes do período menstrual e melhora com a menstruação, já que o sangue deixa a vagina mais alcalina. Porém, o uso de medicamento antifúngico neste caso, e sem a orientação médica, pode apenas mascarar o problema, que volta de forma recorrente.
Candidíase é transmissível?
As candidíase vaginal não é transmissível na maioria dos casos e pode ocorrer também em pessoas que não têm uma vida sexual ativa, já que a Candida albicans se encontra na flora vaginal.
Comments