top of page

Como viver a menopausa com saúde mental?

Em alguns lugares do Brasil, ainda existem alguns tabus em relação à mulher nesse período. As oscilações de humor, por exemplo, são temidas ao extremo pelas pessoas do convívio social, que rotulam a mulher como “chata” ou “louca”.

Esse pensamento impede que muitas mulheres na menopausa encontrem qualidade de vida. Convenções sociais cuja utilidade é inexistente devem ser deixadas de lado. É possível ter saúde mental e viver bem durante essa etapa de vida! Para isso, contudo, é necessário recorrer ao auxílio de alguns recursos.

Terapia hormonal

A reposição de hormônios é um dos recursos capazes de ajudar as mulheres com sintomas moderados a intensos. Pode ser feita através da ingestão de comprimidos, aplicação de adesivos na pele e uso de gel. O médico determina quais hormônios serão repostos (estrogênio, ou progesterona e estrogênio combinados) bem como a dosagem e o tempo de uso.

A mulher interessada em fazer reposição hormonal, portanto, deve consultar um médico para que o melhor método seja escolhido para o seu organismo. Consultas periódicas serão necessárias para avaliar a resposta ao tratamento.

A terapia hormonal, ou reposição hormonal, reduz com eficácia a intensidade e a frequência das ondas de calor e dos suores noturnos. Outros benefícios são a melhora da satisfação sexual e a prevenção da perda óssea, que pode causar fraturas mais facilmente.

Todavia, a indicação médica é que a terapia seja feita com a menor dosagem possível e pelo menor tempo possível. Alguns estudos apontam para o agravamento de patologias, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, e avanço de condições degenerativas durante tratamentos prolongados.

Terapias não hormonais

Mulheres que não podem fazer terapia hormonal por apresentarem riscos ou que não desejam seguir com esse tipo de tratamento podem optar por terapias não hormonais. Essas são formadas por medicamentos naturais, prática de exercícios físicos, alimentação balanceada, fitoterapia, acupuntura, yoga, entre outras.

O estresse é um dos principais causadores de desconforto durante esse período. Ele agrava sintomas físicos e psicológicos, por isso a mulher deve buscar formas de manter o equilíbrio entre a saúde física e mental. Acima de tudo, deve priorizar o relacionamento consigo mesma e desfrutar da própria companhia.

A partir do momento que optar por uma dessas terapias, a mulher deve comunicar o seu médico. Assim, o profissional poderá acompanhar a sua resposta ao método escolhido para aliviar os sintomas da menopausa.

Ainda não há, de fato, um tratamento não hormonal com capacidade de reduzir todos os incômodos do climatério da mesma forma que a reposição de hormônios. É possível tratar alguns sintomas isolados, como a dificuldade para dormir e a ansiedade, o que, para muitas, pode ser o suficiente.

Lembrando que essa postagem é de caráter informativo e não reflete as recomendações de guidelines oficiais. Procure seu médico e não faça tratamento por conta própria.

Dra. Fernanda Schenk Ginecologista CRM 6695 RQE 1657



13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page