Câncer de colo de útero: é possível prevenir e tem cura

O câncer de colo de útero (ou câncer cervical) ocorre nas células do colo do útero (parte inferior do útero que se conecta à vagina). É uma doença prevenível e curável quando diagnosticada na fase inicial.

No Brasil, ainda há alta taxa de mortalidade devido a doença, que pode ser tratada com cirurgia ou radioterapia combinada com quimioterapia. A escolha da melhor opção terapêutica depende do estadiamento clínico do tumor, da idade, da história reprodutiva, do estado geral da paciente e das condições disponíveis no serviço de saúde.

As causas do câncer de útero

O HPV (papilomavírus humano) é uma infecção sexualmente transmissível, que desempenha papel importante na causa da maioria dos casos de câncer de colo de útero. Quando exposto ao HPV, o sistema imunológico do corpo geralmente impede que o vírus cause danos.

Em uma pequena porcentagem das pessoas, porém, o vírus sobrevive por anos, contribuindo para o processo que faz com que algumas células cervicais se tornem alteradas e desenvolva lesões precursoras do câncer que podem evoluir para a doença propriamente dita.

Prevenção

A doença pode ser prevenida por meio da vacina para HPV e por meio do rastreamento com a realização periódica de exames preventivos em mulheres com a vida sexual ativa e também para àquelas com mais de 50 anos.

As vacinas para HPV são altamente efetivas e promovem uma diminuição significativa das infecções por HPV. No Brasil são mais de 30 milhões de brasileiros na faixa de 10 a 19 anos que têm o direito à vacinação estabelecido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

O câncer de colo de útero (câncer cervical) é uma das formas mais evitáveis e tratáveis com sucesso, se for detectado e diagnosticado precocemente e gerenciado de forma eficaz. Por isso, é importante fazer consultas periódicas com uma ginecologista.

Cuide da sua saúde!

Fonte: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)