top of page

Exames preventivos não é só coisa de mulher


Com certeza, quando falamos em exames preventivos, a maioria da população identifica pacientes mulheres como as que realizam periodicamente seus check-ups, correto?

É justamente com essa mentalidade que precisamos reverter a situação, pois os homens têm expectativa de vida cerca de sete anos inferior à das mulheres, muito porque quando descobre certos tipos de doença o quadro já é avançado.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, nosso sistema de saúde realiza seis vezes menos exames preventivos para homens do que para mulheres.

Deixe de lado o preconceito, a desinformação ou até mesmo a falta de tempo, pois a prevenção é justamente o que lhe trará mais qualidade de vida e mais tempo ao longo dos anos.

Realizar exames preventivos é também de responsabilidade do homem e deve ser feito mesmo em homens jovens, pois não é só exame de próstata que estamos falando existem outros exames fundamentais para uma boa saúde como:

Colonoscopia: Além de detectar câncer no reto ou no intestino grosso, é utilizado também para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias. Deve ser feito a partir dos 50 anos de idade, a cada cinco ano.

Autoexame testicular: Um autoexame que pode ser feito durante o banho, da mesma forma que as mulheres fazem com as mamas, apalpando o testículo para verificar se não há alterações no tamanho, na forma ou a ocorrência de dores na região escrotal. Deve ser realizado diariamente, a partir dos 15 anos de idade

Exames de sangue: Tais exames podem detectar problemas como gota, diabetes, colesterol ou triglicérides altos, hipogonadismo, entre outros A partir dos 20 anos, todo homem deve fazer anualmente uma coleta sanguínea.

Exame de urina: É possível investigar a presença de elementos anormais ou sedimentos que podem indicar o desenvolvimento de doenças renais e também indícios de diabetes e hemorragias. Deve ser feito ao menos uma vez por ano por homens acima dos 20 anos de idade.

Exames cardiovasculares: É recomendado para homens a partir de 40 anos ou se houver suspeitas de algum problema cardiovascular ou histórico familiar, é indicado um check-up completo para avaliar os fatores de risco relacionados com problemas cardíacos e circulatórios.

Claro que vale ainda salientar que o câncer de próstata é o segundo tipo de doença mais comum em homens, isso de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mas não é só ele que mata.

Portanto, além de manter bons hábitos, como não fumar, consumir álcool moderadamente e praticar exercícios físicos regularmente, os exames preventivos também devem estar na sua agenda de saúde.



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page