top of page

Já ouviu falar das glândulas de Bartholin?

  • Foto do escritor: Indexcom Agência
    Indexcom Agência
  • 30 de jul. de 2021
  • 1 min de leitura


Você sabia que existem duas pequenas glândulas chamadas Bartholin? Pois é! Toda mulher conta com duas glândulas localizadas na vulva, uma em cada lado da abertura da vagina. As glândulas de Bartholin são as responsáveis pela lubrificação da região, principalmente durante as relações sexuais.


Por serem pequenas, não costumamos sentir a presença delas em nosso corpo, isso porque elas se encontram profundamente na pele.


Quando elas passam a ser um problema

O acúmulo de líquido nessas glândulas podem causar um cisto. Geralmente, esses cistos não causam incômodo e costumam se curar sozinhos. Porém, quando o líquido acumulado na glândula fica infectado com pus, aí sim, passa a ser um problema.


Esse quadro infeccioso é chamado de Bartolinite aguda e causa um grande incômodo. A região pode ficar avermelhada, inchada e muito dolorida, podendo ainda ocorrer a saída de pus e causar febre.


Como tratar a inflamação da glândula de Bartholin

Ao notar estes sintomas, é necessário procurar um ginecologista para avaliar o problema e indicar o melhor tratamento que pode ser feito com analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos. Além disso, pode-se fazer banhos de assento com água quente para aliviar o processo inflamatório e a eliminação do pus ou até mesmo cirurgia, nos casos mais graves.



 
 
 

Comments


menopausa mulheres

Contato

Av. Nereu Ramos, 75D,  Sala 304A 

Edifício CPC - Centro - Chapecó-SC

(49) 3323 9362 ou (49) 99128 5858

drafernandaschenk3@gmail.com

Obrigado pelo envio!

Responsável técnica: Dra. Fernanda de Azevedo Schenk CRM/SC 6695 | RQE 1657
© 2021 - Todos os Direitos Reservados | Agência INDEXCOM
bottom of page