Menopausa precoce

A menopausa é uma fase natural na vida de todas as mulheres. É o período caracterizado pelo fim da menstruação, em que a mulher cessa sua atividade reprodutiva. Os sintomas da menopausa se iniciam, geralmente, entre os 46 e 51 anos de idade da mulher brasileira. No entanto, pode ocorrer mais cedo, antes dos 40 anos, caracterizando uma menopausa precoce, um quadro clínico com sintomas específicos e que merecem nosso olhar especial.

A menopausa precoce pode ocorrer devido a um distúrbio hormonal, em que é reduzida a produção de hormônios femininos, mas também pode ocorrer devido a falência do funcionamento dos ovários, o que é chamado de falência ovariana precoce (FOP). Nesse caso, ocorre a perda temporária ou definitiva da produção de hormônios, diminuindo o número dos óvulos liberados, que, por sua vez, gera a alteração hormonal.

O seus sintomas, apesar de serem os mesmos da menopausa, é comum que eles sejam sentidos com mais intensidade devido à brusca interrupção na produção dos hormônios sexuais.

Além disso, o envelhecimento prematuro dos ovários pode causar outros problemas além desses sintomas incômodos, como aumento das chances de aborto, má qualidade dos óvulos que restam ou maiores chances de doenças genéticas, risco aumentado para desenvolver doenças cardíacas ou doenças ósseas como osteoporose, e maior tendência para ter problemas de depressão ou ansiedade.

Infelizmente, não existe uma maneira concreta de prevenir o envelhecimento precoce da função ovariana. No entanto, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, melhores são as chances de uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, é de extrema importância realizar consultas regulares com o ginecologista, a fim de identificar o problema com antecedência.

A boa notícia é que, de acordo com um estudo recente publicado pelo jornal científico American Journal of Epidemiology, alimentos ricos em proteína vegetal podem reduzir o risco de menopausa precoce em até 60%. A suplementação a base de cálcio e vitamina D, também podem reduzir os sintomas.