Menstruação! Você sabe o que é e como acontece?
- Indexcom Agência
- 19 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Esse texto traz informações básicas sobre como funciona o processo da menstruação na mulher.

Talvez você já saiba como acontece, mas é sempre bom voltarmos ao básico para tirar algumas dúvidas que possam surgir ao longo das nossas vidas.
A menstruação é a descamação das paredes internas do útero. Ela acontece quando não há fecundação no óvulo. Esse processo faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, que todo mês se prepara para uma gestação, e quando não acontece, o endométrio (membrana que cobre a parede interna do útero) se descama ocasionando o sangramento ou a menstruação.
O ciclo menstrual da mulher acontece a cada 28 dias ou mais, dependendo de cada pessoa. Dentro desse ciclo, a mulher vive quatro fases distintas:
Menstruação: Quando ocorre a perda de sangue. Quando não há fecundação, o endométrio se solta do útero sendo excretado pela vagina.
Fase pré-ovulatória: Nesta fase, o óvulo se desenvolve para sair do ovário. O útero passa pelo processo de preparação para receber um óvulo fecundado.
Ovulação: É conhecido como o período mais fértil da mulher. Costuma acontecer entre o 13º e 15º dia antes da próxima menstruação, mas não é uma regra. Isso depende de uma mulher para outra. Nesta fase as chances de engravidar são maiores.
Fase pós-ovulatória: Sem ser fecundado, o óvulo morre após 12 ou 24 horas, então começa o processo da nova menstruação e de um novo ciclo.
O fluxo menstrual é composto por sangue e tecido uterino, e dependendo de cada mulher, pode ser moderado ou mais intenso.
A primeira menstruação, conhecida como menarca, ocorre por volta dos doze anos. Já a menopausa, quando cessa a menstruação na mulher, costuma acontecer por volta dos 45 anos, mas também não é uma regra.
As mulheres que costumam sofrer com fortes sintomas relacionados à menstruação, como cólicas, enxaquecas, TPM, endometriose, devem sempre conversar com o ginecologista de confiança. Somente um médico pode auxiliar com soluções e tratamentos que possam diminuir esses desconfortos nesse período.
Além disso, somente o ginecologista pode indicar métodos contraceptivos, orientar sobre o planejamento familiar e também sobre a reposição hormonal para quem está na menopausa.
Comments