Posso usar Lubrificantes e hidratantes para o mesmo propósito?
- Indexcom Agência
- 29 de ago. de 2022
- 1 min de leitura

Cada produto exerce uma função específica e fundamental.
Para uma compra assertiva é importante identificar qual a necessidade de cada um e em que momento o produto será usado.
Lubrificantes servem para lubrificar e devem ser usados tanto no ato sexual quanto na masturbação.
É ele que vai garantir conforto, deslize, ausência de atrito e dor, além de possíveis sensações sensoriais. Se possuir ativos que esquentam, esfriam, pulsam e ainda sabor, os famosos beijáveis, são perfeitos para o sexo oral.
Hidratantes seguem na linha de tratamento, são indicados principalmente para mulheres que sentem a região intima mais seca, sem tônus, sem aquela umidade natural e característica.
Devem ser usados principalmente à noite e na maioria dos casos de forma contínua.
Inúmeros fatores contribuem para uma vagina mais seca, idade, menopausa, estresse, uso de medicamentos… e nestas situações que entram os hidratantes.
Algumas versões podem ser usadas também como lubrificante, ou seja, duas funções em um mesmo produto.
Independente da escolha, procure sempre marcas reconhecidas, conceituadas e de qualidade, corra dos baratinhos, em frascos caseiros, ou que mais parecem gel de cabelo.
Lembre-se que ativos, as substâncias químicas que atuam nesses produtos, são especiais e que no geral, o barato pode sair caro.
E lembre-se, uma região intima cuidada e hidratada é fundamental não somente para aspectos sexuais e de prazer, é fundamental para manter a flora bacteriana em equilíbrio, prevenir infecções pélvicas e urinárias.
Bom sempre é pedir orientação do seu médico ginecologista.
Comments