top of page

Sensibilidade a progesterona: O que é?


Os hormônios sexuais femininos, em níveis normalizados, asseguram que o ciclo menstrual e a gravidez se deem de forma saudável, sem que prejudiquem o bem-estar da mulher.

Mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional, à base de progesterona ou de progesterona combinada a estrogênio, têm alta do hormônio como consequência.

A maioria das mulheres se sente bem durante o seu uso, no entanto, para algumas mulheres o seu uso é INTOLERÁVEL!!!

Dentre os sintomas comuns de mulheres com esse quadro, podem ser citados:

-Efeitos como dor de cabeça;

-Retenção hídrica;

-Alterações de humor como irritabilidade;

-Melancolia;

-Ganho de peso;

- Insônia...

Todos esses sintomas, podem acontecer de forma muito intensa.

Ao se falar sobre causas propriamente ditas, o excesso de progesterona pode ser também, o indicativo de cistos no ovário, funcionamento em excesso das glândulas suprarrenais e, em casos mais graves, somados a outras condições clínicas, câncer de ovário e de endométrio.

Nestes casos, outra progesterona pode ser administrada, mudar a via de administração ou em um esquema de dose reduzida com controle adicional.

Estes são muitas vezes ajustes que só os especialistas vão precisar te orientar, por isso é fundamental um acompanhamento médico.


Lembrando que essa postagem é de caráter informativo e não reflete as recomendações de guidelines oficiais. Procure seu médico e não faça tratamento por conta própria.

Dra. Fernanda Schenk Ginecologista CRM 6695 RQE 1657

36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page