Seu estilo de vida e a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
- Indexcom Agência
- 4 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Doenças que atingem útero e ovários também estão relacionadas ao estilo de vida da mulher.

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), a endometriose e a adenomiose vão além de distúrbios de origem endócrina e hormonal e, por conta disso, mudanças de hábitos fazem parte do tratamento.
A SOP afeta o funcionamento normal dos ovários e acomete principalmente mulheres entre 30 e 40 anos. Cerca de 2 milhões de mulheres tenham essa condição no Brasil.
E mesmo causado por um distúrbio hormonal, maus hábitos alimentares e o sedentarismo também têm influência direta sobre o problema.
Os sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos
Entre os principais sintomas da SOP está a irregularidade no ciclo menstrual, que pode alterar a frequência e afetar o fluxo sanguíneo, tornando-o intenso ou ausente.
Além disso, as mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos podem apresentar hirsutismo (aumento de pelos, no rosto ou outras partes do corpo), excesso de oleosidade da pele, acne, queda de cabelo, dificuldade na concepção e obesidade.
O ganho significativo de peso causado pela SOP pode gerar outros distúrbios como diabetes, infertilidade, depressão e outras doenças.
Tratamento aliado a novos hábitos
O tratamento da SOP ganha uma nova abordagem, que vai além do uso do anticoncepcional, que apenas podem ajudar nos sintomas, mas não trata a causa da doença.
A orientação do melhor tratamento será dada pelo ginecologista que, antes de tudo, vai dar um diagnóstico assertivo através de exames clínicos, laboratoriais e ultrassom.
Além do tratamento hormonal indicado pelo especialista, a busca por mais qualidade de vida vai contribuir para o processo de melhora do quadro da síndrome.
Hábitos saudáveis devem ser adotados como uma alimentação equilibrada, com atenção especial à diminuição no consumo de alimentos que causem desequilíbrio nos níveis de insulina no sangue.
Também é importante adotar a prática de atividades físicas regulares, o que vai contribuir com o controle de peso e consequentemente oferecer melhora na Síndrome dos Ovários Policísticos.
Komentarze