top of page

Teste de gravidez de farmácia é confiável?


Se você já precisou fazer um teste de gravidez, então você já teve dúvida se os testes vendidos em farmácias são mesmo confiáveis!


E por não saber se esse tipo de teste realmente funciona, é comum ouvir relatos de mulheres que tenham feito dois ou mais testes para terem certeza de que estão mesmo grávidas ou não! No entanto, refazer os testes para se convencer dos resultados não é necessário.


Como o teste funciona?

O teste detecta a presença de um hormônio chamado beta-HCG na urina. Esse hormônio só é produzido pela mulher durante a gestação. A produção começa baixa e vai aumentando gradativamente conforme a gravidez avança. Se o teste de farmácia der positivo, é bem provável que você esteja mesmo grávida e não precisa refazer o teste.


Porém, é importante procurar um ginecologista/obstetra para comunicar a gravidez e iniciar o acompanhamento pré-natal, fundamental na prevenção e detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais.


E se for negativo?

Se o teste for negativo, mas a suspeita de gravidez é muito grande com atraso menstrual ou algum outro sintoma associado a uma gestação, é necessário realizar um teste definitivo em laboratório. Neste caso pode-se coletar a urina ou uma amostra de sangue. O exame é rápido e também detecta a presença do beta-HCG no organismo.


Se isso acontecer, pode ser que você ainda esteja na fase muito inicial da gravidez, quando a presença do beta –HCG ainda é muito baixa, ou o teste escolhido é de baixa qualidade.


Outra forma de se confirmar uma gestação é por meio da ultrassonografia, que pode detectar a presença do embrião entre a quinta e a sétima semana após a data da seu última menstruação.

27 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page