top of page

Vamos entender o que é o Sangramento Uterino Anormal (SUA)

Atualizado: 21 de jan. de 2022



O sangramento uterino anormal (SUA) é definido com a perda excessiva de sangue menstrual e interfere negativamente na qualidade de vida da mulher.


Geralmente ocorre quando a concentração de estrogênio permanece elevada em vez de diminuir, como normalmente acontece depois que um óvulo é liberado e não é fecundado. A concentração elevada de estrogênio não é compensada por uma concentração adequada de progesterona. Nesses casos, nenhum óvulo é liberado, e o revestimento do útero (endométrio) talvez continue a engrossar (em vez de descamar e ser eliminado normalmente na forma de menstruação). Esse espessamento anormal é chamado hiperplasia do endométrio.

Quando descamado, de forma irregular, causa sangramento prolongado e, às vezes, intenso.


Esse tipo de sangramento pode acontecer em qualquer idade, mas é mais frequente nas proximidades da menarca (primeira menstruação) e na perimenopausa (período próximo à menopausa)



Cerca de 30% das mulheres sofrem com o SUA. No entanto, muitas não consideram suas menstruações anormais. Cerca de 59% das mulheres diagnosticadas com SUA consideravam suas menstruações normais e 41% delas acham que não existe tratamento disponível, segundo o estudo Women’s Attitudes Towards Heavy Menstrual Bleeding, and Their Impact on Quality of Life.


Sintomas do SUA

O sangramento pode diferir da menstruação normal das seguintes formas:


  • Pode ser mais frequente (intervalo de menos de 21 dias).

  • Pode ser frequente e irregular entre as menstruações.

  • Pode envolver mais perda de sangue (menstruação que dura mais de sete dias).


Além disso, é bom acompanhar:

  • Se há troca do absorvente durante a noite.

  • Se durante os dias mais intensos, já teve sangramento que extravasou o absorvente em menos de 2 horas.

  • Se é expelido grandes coágulos sanguíneos durante o período menstrual.

  • Se há sensação de fraqueza ou desmaios no período menstrual.

  • Suas atividades sociais precisam ser agendadas em torno do seu sangramento menstrual.


Diagnóstico

No caso de sim para a maioria dos sintomas citados acima, é importante procurar a orientação da pessoa ginecologista para a realização de exames que podem incluir hemograma completo, ultrassonografia transvaginal, biópsia endometrial, e outras análises que julgue ser necessário para um diagnóstico completo.



Tratamento

O tratamento do SUA vai depender de alguns fatores, como idade da mulher, intensidade do sangramento, presença ou não de espessamento do revestimento uterino, se a mulher deseja ou não engravidar. Além do uso de medicamentos para o controle do sangramento, reposição de ferro e ácido fólico também são indicados, como a terapia hormonal para controlar o Sangramento Uterino Anormal (SUA).


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page