Você sabe o que é vulvodinia?

A vulvodinia, também conhecida como vestibulite vulvar, é uma doença que causa dor na vagina durante o contato íntimo, além de provocar sensações desconfortáveis como irritação, sensação de picada e vermelhidão na região genital de forma crônica e recorrente. Em alguns casos, a dor é tão intensa que a mulher sente dificuldade para sentar ou andar.

Os desconfortos podem ser constantes, ou não, e mais intensos após a relação sexual. Os principais sintomas da doença são:

· Dor ao toque e irritação na região da vulva;

· Vermelhidão e sensação de picada na região genital;

· Sensibilidade aumentada;

· Dor durante a relação sexual.

A vulvodinia pode ser provocada por uma combinação de fatores como:

· Dor neuropática (dor intensa nos nervos do corpo );

· Fatores genéticos;

· Problemas ou disfunções no assoalho pélvico;

· Alterações hormonais;

Existem outros fatores que podem estar associados ao surgimento da vulvodinia, como fibromialgia, síndrome do intestino irritável, estresse pós-traumático, depressão, enxaqueca ou candidíase recorrente.

Na presença desses sintomas, é importante buscar ajuda de um ginecologista para realização de exames de observação e toque, e então, indicar o tratamento adequado, que pode envolver o uso de medicamentos, antidepressivos, lubrificantes e anestésicos tópicos. Também podem ser indicadas a psicoterapia e a realização de fisioterapia ginecológica.

Nos casos mais graves, em que não há melhora dos sintomas com o uso de remédios, pode ser recomendada a realização de uma cirurgia chamada vestibulectomia.